quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Por que ir a Igreja se eu posso rezar em casa?

Quando você entra na Igreja, acontece o encontro de dois corações.
É muito comum, os católicos "praticantes" ao convidarem alguém para ir a Igreja, ouvirem coisas como: "Por que ir a Igreja se posso rezar em casa?" ou "rezo em casa mesmo. Não preciso ir na Igreja"...
A verdade, é que precisamos sim ir à Igreja. Tudo bem que podemos e devemos rezar em casa. Aliás, devemos rezar em todos os momentos. O próprio São Paulo nos diz:“Orai sem cessar, por que essa é a vosso respeito à vontade de Deus” (I Ts 5,17-18). Porém a Igreja é um lugar especial. A Igreja é a Casa de Deus. É ali que Ele habita. Ali, a cada Santa Missa, Jesus renova seu Santo Sacrifício e se faz corpo e Sangue para nos dar a vida. Ali Jesus fica no Sacrário esperando a nossa visita.
Moisés quando viu a Sarça que ardia, recebeu a seguinte ordem:

"Não te aproximes daqui. Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que te encontras é uma terra santa." (Ex 3,5)

A morada de Deus é um lugar Santo. É um lugar diferente. É um lugar separado. O ato de sair de casa para ir ao encontro de Deus, é semelhante ao que fez Moisés, quando tirou as sandálias para entrar no território santo. Quando visitamos a casa de Deus, saímos do nosso orgulho, e por que não dizer do nosso comodismo espiritual para encontrar o Deus que nos acolhe.
Antigamente, não nos era permitido ver o que acontecia nos altares. Até hoje a Igreja Católica Ortodoxa é assim. O altar fica por trás de um grande ícone e os fiéis apenas participam aguardando, contemplando o que acontece. Numa mistura de expectativa e zelo. Tamanho é o zelo e o respeito pelo Santo Mistério da Eucaristia, e consequentemente do tempo de Deus.

Hoje para nós católicos, nos é permitido não apenas ver, mas estar, contemplar e participar do Santo Sacrifício. E por causa do Sacrifício de Cristo, podemos adorá-lo na Eucaristia. Estando na casa de Deus, podemos experimentar a graça de através do visível, tocar no invisível. Quando você entra na Igreja, imediatamente acontece o encontro de dois corações: O seu - do jeito que está - com o de Jesus - do jeito que é. Ainda que você não sinta nada, só ar que você respira é diferente. O solo é santo. A Igreja por mais simples que seja, exala Cristo. As graças acontecem quando você tem consciência disso. E não precisa de sentimentos. Se tomarmos consciência disso nós podemos dizer como o Salmista:

Que alegria quando me disseram: Vamos subir à casa do Senhor... (Sl 121,1)

Por isso devemos ir a Igreja sempre. Com alegria e respeito. Para aprendermos o que é um templo, devemos freqüentá-lo sempre. Pois São Paulo também nos ensina:

Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Cor 3,16).


Sim, somos de fato Templo de Deus. O Espírito Santo habita em nós. Mas para saber como "ser" templo de Deus, é preciso aprender com o Templo Igreja. Como disse antes: através do visível, tocamos o invisível. Só freqüentando com zelo e respeito o templo que vemos, aprenderemos e tomaremos consciência do templo que nós somos.

Proponho hoje a você, sobretudo a você que há muito tempo não entra numa Igreja, fazer hoje, ainda que por alguns minutos, uma visita a uma capela. Sabendo que lá habita Deus. Sente-se. Respire. Perceba que ali, algo maior te envolve. Esse algo maior é Deus que com sua santidade, se faz presente. Nem peça nada, nem fale nada. Experimente a graça de estar na Casa de Deus. E garanto que depois disso, você voltará muitas e muitas vezes!
FONTE: www.cancaonova.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Porque é importante faz bem p o coração,p mente o espirito ouvir a palavra e a homilia que faz oser humano a pensar na vida.E tbem a gente em casa ñ tem a paz que tem dentro da igreja,onde é um lugar sagrado para se rezar emeditar muito na vida.

Anônimo disse...

Recebi esta mensagem há algum tempo, e a comparação que ela faz nos mostra realmente a importância de irmos à igreja. Fiquem com Deus!!!
POR QUE IR A IGREJA?

Um freqüentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que
não faz sentido ir a Igreja todos os domingos.
" Eu tenho ido a Igreja por 30 anos", ele escreveu, " e durante este tempo eu
ouvi uns 3.000 sermões."
" Mas por minha vida, eu não consigo lembrar nenhum deles sequer... Assim, eu
penso que estou perdendo meu tempo e os sacerdotes estão desperdiçando o
tempo deles pregando sermões!
Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para
prazer do Editor Chefe do jornal. Isto foi por semanas, recebendo e publicando
cartas no assunto, até que alguém escreveu este argumento:
" Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter
cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me
lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu
sei : Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu
trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria
hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido a Igreja para
alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente."
Quando a gente está resumido a NADA... DEUS está POR CIMA DE TUDO! Vá e faça o
inviável, acredita no inacreditável, e recebe o impossível! Graças a Deus
por nossa nutrição física e espiritual!"
Quando o diabo bater na sua porta, simplesmente diga:
"JESUS, POR FAVOR ATENDA PRA MIM!"

A Paz de Cristo Esteja Contigo

Leonete de Lima disse...

Quando fico sem ir a missa falta algo em mim.É o própio Jesus,não da p/ficar sem receber o corpo de Cristo,esse corpo santo que me protege me guarda e me fortalece,quando estou em comunhão c/ o Pai O Filho e o Espírito santo podendo receber o corpo de Cristo sei que o inimigo nada poderá fazer comigo,porque não a poder maior do que o de Jesus cristo que nos deu a vida eterna,ao morrer na cruz por mim.
e é na igreja que a essa comunhão,ao me apróximar da igreja ao ouvir os cânticos o meu coração se alegra minhas tristezas ficam do lado de fora e sei que ao sair me sentirei mais fortalecida,porque o meu Jesus comigo está,e isso ninguem vai poder me tirar,louvado seja nosso senho Jesus Cristo que nos deixou nossa IGREJA CATÓLICA.